Notícias Cascaisea

CONSTRUÇÃO NA AREIA EM CASCAIS - Semana do Tubarão

15 July, 2021

Com a semana do Tubarão “SHARK WEEK” a iniciar, a CASCAISEA tomou a iniciativa de fazer uma escultura na areia da praia do peixe em Cascais de um tubarão-branco com cerca de 7,50m.

Pretende-se chamar a atenção pela forma macabra, abusiva e maciça como se chacinam milhares de toneladas de tubarões diariamente por todo o mundo. O homem de forma negligente, continua a capturar tubarões só para o aproveitamento das barbatanas. Outrora, estas capturas tinham como destino a cozinha e alguns rituais nas culturas orientais. Hoje, este flagelo tornou-se bem mais preocupante (em termos globais), as barbatanas (cartilagens) são usadas para a produção de medicamentos suplementares (anunciados diariamente nas televisões) mas cuja medicina científica em nada comprova esses atributos de cura.
Sendo o tubarão um dos organismos marinhos mais importantes para o equilíbrio da vida marinha, salvar os tubarões é salvar os Oceanos, é salvar o Planeta.
A Cascaisea juntou-se assim à “SEI Portugal” para ajudar a sensibilizar e a reforçar a campanha que decorre na Europa “Stop finning”.
Tudo teria sido perfeito, não fosse o esgoto que corria pela ribeira das vinhas para o mar e deixava um cheiro nauseabundo a todos os que ali estiveram… Como é possível esta praia estar aberta a banhistas?
Muito Obrigado a Capitão do Porto de Cascais pela autorização, a todos os que nos apoiam, aos voluntários presentes e ao Fernando Reis da SEI Portugal.

CONSTRUÇÃO NA AREIA EM CASCAIS - Semana do Tubarão

News Archive